Você Tem Disciplina – ou melhor – Autodisciplina?

VOCÊ TEM DISCIPLINA OU AUTODISCIPLINA?


Dicas_de_sucesso-frases-de-sucesso-rendapositiva2.blogspot

Sabe aquele hábito que você quer desenvolver, mas não consegue? Sim, você sabe: “quero correr todos os dias”, mas corre três dias e pára; “quero produzir um novo artigo por dia para o meu blog”, mas faz isso por cinco dias e pára; enfim, você sabe exatamente do que estou falando…
Aquela falta de consistência que o impede de realizar seus objetivos no médio e longo prazo.


O QUE É AUTODISCIPLINA?



Autodisciplina é a habilidade de se manter em ação independentemente de seu estado emocional. Imagine o que você poderia realizar se você pudesse se manter em ação com relação aos seus objetivos, independente do que acontece ao seu redor.
Por exemplo, imagine-se dizendo ao seu corpo:
 “Você está acima do peso. Perca 20 quilos”.
Sem autodisciplina, essa intenção não vai se manifestar, mas com ela, a mágica acontece. O auge da autodisciplina é quando você chega ao ponto de que, quando você toma uma decisão consciente, é praticamente garantido você obter o resultado desejado.

A autodisciplina é uma das muitas ferramentas de desenvolvimento pessoal disponíveis para você. É claro que não é o remédio para todos os seus problemas. No entanto, os problemas que ela pode resolver são importantes e, mesmo que existam outras maneiras de resolver esses problemas, ela irá triturá-los.
A autodisciplina pode capacitar você a superar qualquer vício ou perder qualquer quantidade de peso. Ela pode acabar com a procrastinação, com a desordem e com a ignorância. Ela pode aumentar a sua produtividade brutalmente. No universo de problemas que ela pode resolver, ela é simplesmente inigualável.
Além disso, a autodisciplina torna-se um elemento poderoso para o seu progresso pessoal e profissional se combinada com outras ferramentas como paixão, definição de metas e planejamento.

COMO CONSTRUIR A AUTODISCIPLINA


A filosofia que quero lhe apresentar sobre como construir a autodisciplina é melhor explicada com uma analogia: a autodisciplina é como um músculo. Quanto mais você treinar, mais forte você se torna. Quanto menos você treinar, mais fraco se tornará.
Da mesma forma como as pessoas tem uma força muscular diferente, todos nós possuímos diferentes níveis de autodisciplina. Todo mundo tem alguma autodisciplina, mas nem todo mundo a tem desenvolvida no mesmo grau.


DEDICAÇÃO

Assim como é preciso músculo para construir músculos, é preciso autodisciplina para construir a autodisciplina

Mantendo a nossa analogia sobre construir músculos, você precisa de um treinamento de peso progressivo para construir músculos. Isso significa levantar pesos que estão perto do seu limite. Note que quando você começa a levantar peso na academia, você levanta pesos que estão dentro da sua capacidade muscular. Você exige dos seus músculos até eles cansarem, e então você descansa.
Da mesma forma, o método básico para construir a autodisciplina é enfrentar os desafios que você pode superar com sucesso, mas que estão perto do seu limite. Isso não significa tentar algo quase impossível todos os dias, nem significa ficar dentro da sua zona de conforto.
Você não vai ganhar mais força tentando levantar um peso que você não consegue, nem vai ganhar força levantando pesos que são muito leves para você. Você deve começar com pesos/desafios que estão dentro da sua capacidade atual, mas que estão perto do seu limite.
Treinamento progressivo significa que, uma vez que você conseguir superar aquele peso (desafio), você aumenta o peso (desafio). Se você continuar trabalhando com os mesmos pesos, você não vai aumentar a sua força. Da mesma forma, se você deixar de desafiar a si mesmo na vida, você não vai ganhar mais autodisciplina.
Da mesma forma que a maioria das pessoas tem músculos mais fracos do que poderiam ter com um pouco de treinamento, a maioria das pessoas são fracas com relação a autodisciplina. É o seu caso? 


É um erro tentar impor a si mesmo um desafio muito difícil quando se tenta construir a autodisciplina. Se você tentar transformar toda a sua vida da noite para o dia através da criação de dezenas de novas metas para si mesmo e esperar seguir essa nova rotina de forma consistente a partir do dia seguinte, você tem uma chance enorme de falhar.
É como uma pessoa que vai para a academia pela primeira vez e coloca 100 kg de peso no exercício. A única coisa que essa pessoa consegue é parecer ridículo ou ignorante.
Se você só consegue levantar 20 kg, você só pode levantar 20kg. Não há vergonha nenhuma em começar de onde você está. Lembro quando comecei a treinar na academia. No exercício para os ombros, eu só conseguia levantar 3 kg, achava pouco. Hoje, consigo levantar 15 kg e acho muito bom. Leva um tempo.
Da mesma forma, se você for muito indisciplinado agora, você ainda pode usar o pouco de disciplina que você tem para construir mais. Quanto mais disciplinado você se tornar, mais fácil a vida ficará. Desafios que antes eram impossíveis para você acabarão por parecer brincadeira de criança. Quando você fica mais forte, os mesmos pesos vão parecer mais leves e mais leves.
Não se compare com outras pessoas. Isso não vai lhe ajudar. Você só vai encontrar o que espera encontrar. Se você acha que você é fraco, todo mundo vai parecer mais forte. Se você acha que é forte, todo mundo vai parecer mais fraco. Não há nenhuma inteligência em fazer isso. Olhe para onde você está agora e para onde pretende chegar. Então compare-se a si mesmo ao longo do percurso.

UM EXERCÍCIO SOBRE AUTODISCIPLINA


Suponha que você queira desenvolver a capacidade de trabalhar 8 horas contínuas por dia, imaginando que isso vai fazer a diferença nos seus negócios. E você tenta trabalhar um dia de 8 horas seguidas, sem ceder às distrações, e você consegue fazer isso uma vez. No dia seguinte, você não consegue repetir o mesmo desempenho. Isso é natural. Você fez um dia de 8 horas, mas dois é demais para você (e para a maioria das pessoas).
Exercício: Diminua o tempo de concentração total para um tempo que você consiga fazer 5 repetições (ou seja, uma semana inteira de segunda a sexta). Está claro?
Você seria capaz de trabalhar com concentração total duas horas por dia, por cinco dias seguidos? Se você não pode fazer isso, diminua para uma hora ou algo que você possa fazer. Se você conseguir (ou se você sentir que foi muito fácil), em seguida, aumente o desafio (ou seja, aumente os pesos).
Uma vez que você domine essa rotina por uma semana, estenda-a por mais uma semana, depois um mês. E continue com esse treinamento progressivo até atingir o seu objetivo.
Estou lhe passando esse exercício em produtividade e tempo, mas você pode usar para o que desejar, desde produzir conteúdo para seus projetos online até aumentar a sua organização de marketing multinível (e para qualquer outra coisa que necessite autodisciplina).
Espero ter contribuído para o seu desenvolvimento como pessoa e profissional.
Até a próxima!  Se gostou compartilhe!
.
Previous
Next Post »

Deixe sua dúvida, elogio ou sugestão.
Será um prazer ter o seu Comentário neste blog! ConversionConversion EmoticonEmoticon

Famosos da semana: